18772438999_8ef9048b74_o

18772438999_8ef9048b74_o

18950341979_71aeba74d8_o

18950341979_71aeba74d8_o

19130749522_ba624fc84b_o

19130749522_ba624fc84b_o

Escritório Design

Projeto realizado em parceria com Tatiana Fontes para a mostra Bistrô Design em 2015.

 

Este projeto foi elaborado para a Mostra Bistrô Design, um evento que reuniu grandes profissionais da área da arquitetura e do design de interiores de Uberlândia/MG e foi promovido pelo restaurante Bistrô Benadé, que cedeu o imóvel em que funcionava o próprio restaurante para uma exposição de ambientes que durou 1 mês. A mostra tinha como tema a Gastronomia Intercontinental do próprio bistrô e nós, eu e Tatiana Fontes, sendo responsáveis pelo ambiente "escritório de design" pudemos unir dois universos que amamos tanto: design e gastronomia. Sendo assim, o nosso projeto buscou transmitir as sensações de receber e servir os clientes de maneira íntima e aconchegante, como em um aconchegante bistrô, aliando outros sentidos que o design pudesse despertar.

 

A ideia principal era que os visitantes não se sentissem dentro de um escritório convencional e estivessem diante de uma nova experiência com um projeto original e jovem. Com a uma vontade enorme de explorar a história da edificação histórica - a casa além de ser centenária, está localizada no coração da cidade de Uberlândia -, foi realizado um trabalho inverso ao de restauração dos elementos originais da casa, como madeiras, tijolos e reboco (piso, parede e teto), que posteriormente foram cobertos de pintura branca, trazendo à tona o desejo de se obter uma “página em branco”, elemento crucial para um bom espaço de criação.

A única cor eleita para o ambiente parte de uma nova aquisição dos jovens designers: uma esferográfica de marca escandinava e design contemporâneo que faz referência a década de 70. A cor, encontrada na paleta da Suvinil e que se chama Alpinismo, dá o tom para a porta de entrada e o armário reconfigurados no projeto. Com as portas redesenhadas, um antigo roupeiro de folhas cegas, recebe transparência em vidro e agora há a possibilidade de ver o seu interior que foi revestido em subway tile, um revestimento cerâmico bastante encontrado em plataformas de metrôs, como as de Paris.

O espaço também recebeu alguns objetos de design autoral. Como grandes destaques, a luminária e o pé de mesa multifuncionais. Neles, é possível adaptar plantas ou quaisquer outros objetos, fazendo com que novas possibilidades de uso lhe sejam atribuídas. Outro objeto assinado é uma arandela em neon, destacando de maneira “cool” o canto até então perdido, mas que seria o hall de entrada desse espaço.  

 

O tampo da grande mesa central, em mármore Carrara, visto incansavelmente no Salone Del Mobile 2015, fez com que a mesa fugisse da tradicional ortogonalidade, deixando a bancada de trabalho dinâmica e versátil, seja para projetar ou receber os clientes.

Para a ambientação, nada poderia ser mais apropriado do que unir objetos de restaurante à objetos de escritório, todos selecionados com muita cautela levando em consideração tendências e estilos contemporâneos.

Fotos: Felipe Vianna

NOSSO INSTAGRAM

CONTATO

 

contato@garciajoaopaulo.com
+55 34 99309 4058

LOCAL

 

Av. Rondon Pacheco, 1413
Uberlândia/MG

SOCIAL

 

Instagram

WhatsApp

© JOÃO PAULO GARCIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.